Após a polêmica entre condutores de veículos e moradores do Litoral Sul, o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) resolveu retirar a sinalização e as três lombadas físicas implantadas na AL-101 Sul, na Praia do Gunga, no município de Roteiro.
De acordo com o diretor-presidente do DER/AL Helder Gazzaneo, a implantação das lombadas foi uma solicitação do setor turístico do Gunga e a retirada se deu após reivindicações dos moradores.
Leia também
"Após implantar as lombadas, o pessoal da região Sul fez um movimento alegando que estudantes e moradores que passam pela localidade durante a noite e madrugada correm riscos de assaltos. O DER estudou toda a logística da implantação, mas não estudou a questão da segurança do trânsito", reconheceu Helder Gazzaneo.
Agora, com a retirada das lombadas, o diretor-presidente do Departamento disse que aguarda uma nova rodada de conversas para identificar a melhor forma de conter os acidentes e fazer o trânsito fluir de forma segura na região.
"Resolvemos retirar para que seja feita uma nova rodada de atendimento que agrade aos turistas e alagoanos", ressaltou o diretor-presidente, acrescentando que o acidente registrado logo após a implantação das lombadas aconteceu devido "à imprudência do condutor. No caso, o acidente não teria acontecido caso o condutor estivesse atento à sinalização. Mas resolvemos tirar para evitar polêmicas", concluiu Helder Gazzaneo.
O especialista em trânsito Fábio Barbosa Melo afirma que a velocidade é a principal inimiga no trânsito.
"As pessoas correm muito e fazem muitas manobras indevidas. As formas de coibir são com fiscalização ou com dispositivos como a lombada. Outro ponto positivo para garantir a segurança no trânsito seria a presença de policiais. Mas, infelizmente, o efetivo não dá conta e apela-se para esses outros recursos. É cobrindo a cabeça e descobrindo os pés", disse Fábio Barbosa Melo.
Um vídeo encaminhado para a reportagem daGazeta de Alagoasmostra que as lombadas, que estavam instaladas na entrada da Fazenda e do Mirante do Gunga, já foram retiradas. Porém, a sinalização ainda estava sendo removida por trabalhadores do DER/AL. Também nas imagens é possível ver a ultrapassagem feita de forma irregular por um condutor.