Todas as barracas da orla do Francês, em Marechal Deodoro, estão sendo demolidas nesta quarta-feira (1º). A Prefeitura planeja reurbanizar o local, com a criação de espaços de convivência, quadras esportivas e playgrounds.
A ação desta manhã conta com os trabalhos de equipes da Prefeitura de Marechal, Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas (SPU/AL) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Leia também
Apesar da insatisfação e revolta com a derrubada das 13 barracas, os comerciantes anteciparam a ação, decidindo retirar as mercadorias e parte da estrutura ontem mesmo. Os vendedores lamentam o fato, já que muitos não têm para onde ir e, inclusive, com funcionários dependendo do emprego. Sem contar que a alta temporada se aproxima.
As barracas geram cerca de 400 empregos diretos ou indiretos, beneficiando a comunidade local. A Prefeitura, no entanto, planeja reurbanizar o espaço, com a criação de espaços de convivência, quadras esportivas e playgrounds.
Por sua vez, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, afirmou que o Município vai auxiliar os comerciantes para tentar minimizar os impactos da derrubada das barracas existentes no local.
"Nossa preocupação é com o lado social, pelo grande número de pessoas que dependem do turismo. As barracas são importante fonte de renda para a comunidade local. Nossa ideia é reurbanizar o espaço, após o carnaval, e atender aos moradores, comerciantes e turistas", explicou Cláudio Filho, em entrevista àTV Gazeta.
O gestor explicou que a previsão inicial era de que as barracas fossem demolidas no mês de março. No entanto, um acordo que contou com a colaboração da Prefeitura conseguiu adiar a derrubada para este mês.