Agora são 27 os municípios de Alagoas que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Na edição desta sexta-feira (02), do Diário Oficial da União (DOU), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou a portaria fazendo o reconhecimento do quadro em Marechal Deodoro em função dos alagamentos na cidade.
Números mais atualizados revelam que o temporal das últimas duas semanas deixou 6 mil desalojados e 2.400 desabrigados no município. Ao todo, a prefeitura contabilizou que mais de 29 mil foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 750 famílias foram morar no conjunto Maria Gislene Matheus, que estava prestes a ser entregue.
Leia também
Esta semana, duas portarias publicadas no DOU reconheceu a situação de emergência em Maceió e em mais 25 municípios atingidos pelas enchentes. Marechal Deodoro ficou de fora da primeira relação porque ainda não tinha encaminhado o relatório dos estragos para a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Estão na condição de emergência os municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Jundiá, Viçosa, União dos Palmares e Maceió.
As portarias são assinadas pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow e passam a valer a partir da data da publicação. Nessa quinta-feira, o Ministério da Integração Nacional anunciou a liberação de R$ 30,9 milhões para ajuda emergencial dos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco.