Uma comitiva formada pelo prefeito Joãozinho Pereira, pela deputada estadual Jó Pereira e pelo superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), André Luiz Gomes da Silva, esteve em Joinville, Santa Catarina, para apresentar a estrutura, oportunidades e incentivos fiscais oferecidos pelo Estado de Alagoas e, em especial, pelo município de Teotônio Vilela para a instalação de novos empreendimentos.
O convite para a explanação da comitiva foi feito pelo Sindimec (Sindicato Patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região), que representa 1.300 empresas do setor metalmecânico, depois que a diretoria visitou o polo industrial de Teotônio Vilela, em novembro do ano passado. Conforme Ivo Pruner Júnior, presidente do Sindicato, a entidade pretende incentivar associados e empresários do Norte catarinense a investir no mercado nordestino.
Leia também
"A princípio investindo em um centro de distribuição compartilhado, eles pretendem expandir as indústrias para o Nordeste, entendendo que a região é a nova fronteira de desenvolvimento do país. Visitamos várias empresas, entre elas uma enorme de produção de porcas e parafusos, que processa 200 toneladas de ferro por dia, atendendo a todo o Brasil", contou Jó Pereira, explicando que a indústria quer levar uma operação para o Nordeste, para atender o setor automobilístico de Pernambuco e Salvador.
"Alagoas é uma possibilidade, porque fica no eixo dos dois estados... Outra indústria visitada, do setor de plástico, ficou muito interessada no grande diferencial dos incentivos fiscais do Estado de Alagoas, o Prodesin", completou a deputada. Ela destacou o apoio do Governo do Estado, por meio da Sedetur, para explicar aos empresários e associados do Sindimec o funcionamento dos incentivos fiscais de Alagoas.
No encontro, ocorrido segunda-feira (10), na sede do Sindicato, o prefeito Joãozinho Pereira também apresentou os incentivos fiscais e locacionais oferecidos pelo Município de Teotônio Vilela.
O gestor considerou a visita extremamente positiva e disse estar otimista com a receptividade dos empresários. Em sua fala, o prefeito ainda pontuou a localização do distrito industrial de Teotônio Vilela, às margens das rodovias BR-101 e da AL-105, e nas proximidades das divisas com os municípios de Junqueiro, Campo Alegre, São Miguel dos Campos e Coruripe. Falou também sobre os investimentos já realizados no desenvolvimento da região, entre eles a construção da chamada "rodovia da integração", na AL-105, que encurtou a distância entre o distrito de Luziápolis e o centro de Campo Alegre.
Entre as indústrias visitadas pelo grupo estão a Durmetal, Plasbohn, Ciser, Aeroville, Weld Vision e o Perini Business Park, condomínio que reúne cerca de 150 grandes empresas de variados segmentos de mercado. A gestão inovadora desse último empreendimento, chamou a atenção da deputada estadual.
"É uma ideia bastante interessante. Eles dividem custos e há uma gerência, como se fosse uma cidade, com síndico para gerir o reuso da água, e lá tem até startup e faculdade... Além de novas ideias, a gente volta para Alagoas com algumas possibilidades reais de captação de novos investimentos, que esperamos que aconteçam ao longo dos próximos meses ou anos. É um trabalho de acreditar e de insistir", finalizou Jó.