Devido à maré alta desta terça-feira (10), a água do mar invadiu ruas, residências e estabelecimentos comerciais causando prejuízos aos moradores do povoado Barra Nova, em Marechal Deodoro.
O fenômeno é conhecido pela população como "maré de março" e foi percebido por moradores ainda nessa segunda (9), quando as águas tomaram conta da orla local e os comerciantes começaram a se movimentar para prevenir perdas. A passagem de veículos também foi prejudicada na região conhecida como Prainha.
Leia também
Devido ao avanço das águas, barracas localizadas na faixa de areia foram atingidas, residências alagadas e alguns bares tiveram suas estruturas deterioradas. Em vídeo, moradores exibem a força da água invadindo os estabelecimentos.
Segundo previsão da Marinha do Brasil, a próxima maré alta deve acontecer às 16h28 e a água pode atingir o nível de 2.4m ainda nesta terça-feira (10).
Por meio de nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro esclareceu que medidas provisórias para contenção foram adotadas, mas que, por falta de apoio do Governo Federal, o município não consegue propor soluções mais efetivas para o problema.
Confira nota na íntegra:
A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que foi construída uma contenção de forma emergencial na Barra Nova, visando diminuir os impactos e o avanço da maré sobre as residências da orla. Para a construção de uma obra mais efetiva, desde o último ano, o município vem buscando ajuda do Governo Federal. Na ocasião, a Prefeitura de Marechal Deodoro elaborou projetos e apresentou-os em Brasília, entretanto, foi negado.
O município reafirma seu compromisso com a população da Barra Nova e segue buscando ajuda para resolver o problema dos moradores, que há anos sofrem com o avanço da maré.