Os municípios de Novo Lino, Joaquim Gomes, Jacuípe, Passo de Camaragibe, Ibateguara, Campestre, Paulo Jacinto e Cacimbinhas estão com o abastecimento de água paralisado ou reduzido nesta terça-feira (23), em razão da grande quantidade de matéria sólida que foi arrastada pelas chuvas até os mananciais.
Diante da situação, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou suspender a produção de água tratada até que a situação seja sanada.
Em Novo Lino e Passo de Camaragibe, matéria orgânica proveniente das chuvas (folhas, galhos, vegetação) na água bruta, isto é, aquela que é captada para posterior tratamento, obstruiu os crivos das motobombas das respectivas estações de captação da Casal.
Por esse motivo, a produção de água tratada se encontra paralisada. A Companhia já mobilizou equipe técnica para fazer a manutenção dos equipamentos. A retomada da atividades, contudo, depende também da melhoria de qualidade do líquido bruto.
A produção de água tratada de Joaquim Gomes e Jacuípe também foi interrompida devido ao aumento de material lançado pelas chuvas nos mananciais. Técnicos da Casal já estão conduzindo adequações nos locais.
Já em Ibateguara, o sistema de abastecimento Severo foi paralisado devido às fortes chuvas. A Companhia aguarda e monitora a qualidade da água bruta para ter a produção retomada em sua integridade. Enquanto isso, Ibateguara segue sendo abastecida pelo sistema Sumidouro, que opera normalmente.
Artigos Relacionados
Campestre e Paulo Jacinto
A Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) que atende Campestre está inoperante na manhã de hoje (23). Essa suspensão das atividades se deve a uma falha elétrica no quadro de comando elétrico da EEAB.
Uma equipe técnica da Casal trabalha no reparo do equipamento. Também a EEAB de Paulo Jacinto está paralisada por problema elétrico no quadro do comando.
A Casal está mobilizando técnicos para efetuar o reparo com a maior brevidade possível. O abastecimento de Paulo Jacinto começará a ser normalizado tão logo o defeito do equipamento seja corrigido.
Cacimbinhas
Um problema mecânico na estação elevatória que bombeia água para Cacimbinhas deixou hoje o fornecimento de água deficiente no município. O defeito foi verificado no rolamento de uma das duas bombas que operam na estrutura.
A Casal está mobilizando equipamento e mão-de-obra técnica para conduzir o reparo. A previsão é de que o segundo conjunto motobomba volte a operar até a tarde desta quarta-feira (24). Quando isso ocorrer, a Casal vai retomar a produção integral de água e repassá-la à Águas do Sertão, que a distribui à população.
Com assessoria*