Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Corregedoria muda comissão que investiga denúncias contra juiz Braga Neto

Magistrado é acusado de beneficiar membros de facções criminosas no sistema prisional

Voltou à estaca zero a investigação acerca das denúncias formuladas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL) contra o juiz José Braga Neto, titular da 16ª Vara Criminal da Capital (Execuções Penais). Isto porque o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Barros da Silva Lima, publicou portaria na qual constituiu nova comissão disciplinar para atuar nesta apuração.

A partir de agora, vão atuar na sindicância os juízes de Direito Diego Araújo Dantas, Laila Kerckhoff dos Santos e Alexandre Machado de Oliveira. Diego Dantas vai presidir a comissão e abrir o procedimento para apurar os fatos. A medida está publicada no Diário Eletrônico da Justiça desta quarta-feira (8).

Leia também

No dia 11 de janeiro, o mesmo desembargador publicou portaria constituindo a comissão que atuaria no referido processo disciplinar. O grupo era composto pelos juízes Alberto Jorge Correia de Barros Lima, Manoel Cavalcante de Lima Neto e Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto-Mayor, sob a presidência de Alberto Jorge.

O Sindapen/AL acusa Braga Neto de atuar em benefício do filho, o advogado Hugo Braga, em decisões que favoreciam supostos membros de facções criminosas, clientes deste, no sistema prisional do Estado.

Acusações

Segundo denúncia revelada pelo presidente do Sindapen/AL, em entrevista coletiva com a imprensa, o magistrado faria transferências que atenderiam aos pedidos dos membros da facção e permitiria uma série de regalias, como a entrada de TVs e até de alimentos.

O esquema, segundo o presidente do Sindapen, Kleyton Anderson Bertoldo, seria feito pelo filho do magistrado, que, apesar de não assinar processos, teria livre acesso aos presídios e defenderia os principais nomes de membros de facção criminosa com atuação em presídios brasileiros.

O sindicalista apresentou cópias de um caderno de frequência da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social que mostram entradas e saídas de Hugo Soares Braga em unidades do sistema prisional.

Braga Neto classificou as denúncias como estúpidas e diz estar sendo retaliado por combater, de forma ferrenha, a corrupção no sistema prisional. Ele nega beneficiar o filho e desafiou o Sindapen a apresentar provas que desabonem sua conduta à frente da Vara de Execuções Penais. O advogado Hugo Braga não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X