Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ex-PM da milícia mais antiga do Rio é condenado a 80 anos de prisão

Toni Angelo chefiou durante vários anos a milícia Liga da Justiça, uma das mais poderosas da zona oeste do Rio, que tinha como símbolo um morcego

O juízo do 3º Tribunal do Juri condenou o ex-policial militar Toni Angelo Souza de Aguiar a 80 anos de reclusão, em regime fechado, pelas mortes do cabo da PM Charles de Castilho e de Luciana Dias e pela tentativa de homicídio do soldado da PM André Luiz Teodulino, marido de Luciana.

Toni Angelo chefiou durante vários anos a milícia Liga da Justiça, uma das mais poderosas da zona oeste do Rio, que tinha como símbolo um morcego. As famílias que pagavam segurança da milícia tinham nas casas um adesivo com a figura de um morcego no muro da casa, o que indicava proteção do grupo paramilitar.

Leia também

De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual, na madrugada do dia 16 de maio de 2011, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, o grupo criminoso liderado por Toni Angelo realizou mais de 50 disparos de arma de fogo contra um carro onde estavam as três vítimas. O crime teria sido cometido devido a uma disputa pelo monopólio da exploração de transporte alternativo na região.

"As circunstâncias do crime são absolutamente desfavoráveis, em contexto de guerra de milícia, grupo paramilitar que busca se sobrepor à ordem do Estado, assumindo funções exclusivas de Poder, causando terror em virtude das mortes violentas típicas de organização criminosa terrorista, em vias públicas, com elevada audácia criminosa e com inequívoco poder bélico", escreveu a juíza Tula Correa de Mello na sentença.

Liderança

Toni Angelo foi transferido há seis anos para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a pedido da extinta Secretaria de Segurança Pública do Rio. No início do governo de Wilson Witzel, a secretaria foi desmembrada em duas secretarias: da Polícia Civil e da Polícia Militar.

A sentença foi proferida por videoconferência para evitar gastos e um forte aparato policial com a transferência do preso para assistir ao julgamento no Rio.

O miliciano assumiu a liderança da Liga da Justiça após a prisão dos irmãos, o deputado estadual Natalino Guimarães e o o vereador pelo Rio, Jerominho Guimarães. Outra baixa na milícia foi a prisão do ex-policial militar, Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, genro de Jerominho, que cumpre pena em presídio federal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X