Na véspera do Dia da Justiça, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) entregou, nesta sexta-feira (7), a Comenda do Mérito Judiciário Moura Castro, a maior honraria concedida pelo Judiciário alagoano, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli. O presidente do TJAL, desembargador Otávio Praxedes, falou sobre a importância de reconhecer a contribuição dos homenageados pelo Judiciário nacional e local.
"É motivo de emoção receber essa comenda as vésperas do Dia da Justiça, homenagem que esse tribunal faz com a Suprema Corte. É como se eu tivesse sendo adotado oficialmente pelo TJAL e pelo povo de Alagoas. Recebo também a força do nordestino e passo a me considerar um irmão, uma pessoa da terra, mesmo sem ter nascido aqui. Ao mesmo tempo, me comprometo a defender e divulgar os trabalhos realizados pela Justiça de Alagoas", disse o ministro Dias Toffoli, que destacou que fez questão de receber a comenda ainda na gestão do desembargador Otávio Praxedes.
Leia também
"Para mim é uma alegria muito grande receber essa medalha, que é a maior honraria do TJAL, e das mãos do presidente Praxedes, que é um grande magistrado, uma pessoa de maior valor, de tal sorte que eu fiz questão, uma vez que foi concedida na gestão de sua excelência, de ainda este ano estar aqui, ainda no ano judiciário de 2018, para poder receber essa honraria. Na pessoa dele, agradeço a todo o TJAL e a todo o povo alagoano", explicou o ministro.
O desembargador Otávio Praxedes avaliou o novo chefe do Judiciário Brasileiro como um líder acessível e de espírito agregador. "O ministro Dias Toffoli é o mais jovem presidente do STF e desde que assumiu tem feito uma demonstração de unidade, de ser uma pessoa cortês, de fortalecer a nossa instituição. O ministro já compareceu ao nosso Tribunal em duas oportunidades, uma delas foi durante o congresso que a AMB patrocinou aqui na nossa capital e hoje ele está aqui para receber essa homenagem que nós outorgamos à unanimidade", disse.
O presidente explicou que a comenda leva o nome do desembargador Moura Castro, ex-presidente do TJAL e de atuação elogiável, que, na sua época, nobilitou o Poder Judiciário de Alagoas. O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, também foi homenageado e Otávio Praxedes explicou os motivos, destacando o perfil republicano, jovem e de alto espírito público do governador.
"Desde quando eu fui investido no cargo de presidente, já durante a gestão de Renan Filho, ele sempre tratou o Poder Judiciário com muito respeito e deferência, todos os projetos que nós levamos a discussão com o governador, pedindo o seu apoio logístico em termos de orçamento, o governador nunca se furtou, sempre foi uma pessoa compreensível", informou.
Segundo o presidente Otávio Praxedes, o apoio do governador garantiu o bom funcionamento do Judiciário alagoano. "Quando o governador partiu para ajudar, para ter um olhar diferenciado em relação a nossa instituição, ele fez sabendo que os recursos aqui empregados são movimentados em favor da celeridade da Justiça, de uma melhoria na estrutura funcional, a nomeação de servidores, de novos juízes e nós estamos assim reconhecer esse esforço e essa dedicação que o governador sempre prestou a nossa instituição".
O ministro Humberto Martins, corregedor nacional do CNJ, ao discusar, parabenizou a iniciativa do TJAL de conferir aos homenageados a Comenda Moura Castro.
Ao final da solenidade, os ministros Dias Toffoli e Humberto Martins, o presidente Otávio Praxedes e o governador Renan Filho receberam, do presidente do CSA, Rafael Tenório, uma camisa do time alagoano em que o presidente do TJAL jogou e recentemente conquistou uma vaga na série A do Brasileirão.