Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Prefeitura de Maceió deve alterar nomes de 17 logradouros públicos

Ruas, avenidas, viadutos, escolas públicas e outros prédios não devem ter nomes de pessoas vivas

O juiz da 14ª Vara Cível da Capital, Antônio Emanuel Dória, julgou procedente a ação popular, declarando a inconstitucionalidade de qualquer lei municipal que tenha atribuído o nome de pessoas vivas à ruas, avenidas, viadutos e demais prédios públicos. A certidão foi publicada nesta quarta-feira (21).

De acordo com o advogado Thiago Pinheiro, o defensor público Othoniel Pinheiro Neto ingressou com a ação popular em 2009, na condição de cidadão, ao considerar que conferir nomes de pessoas vivas à locais públicos, além de ser incompatível com os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade, pode trazer privilégios aos homenageados. "Esse tipo de homenagem poderia trazer benefícios, já que boa parte dos homenageados são políticos com boa saúde e atividade político-partidária ativa".

Leia também

Entre os logradouros públicos que deverão ter os nomes alterados estão a Avenida Corintho Campeio, no bairro Santos Dumont; Avenida Dr. Milton Henio Netto de Gouveia, no bairro Antares; Avenida Jornalista Márcio Canuto, no Barro Duro; Avenida Juiz Diógenes Tenório de Albuquerque, na Gruta de Lourdes; Avenida Ministro Márcio Fortes, no Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes; Avenida Senador Carlos Lyra, no Conjunto Luiz Pedro III, no Benedito Bentes; Rua Alves Correia, no Benedito Bentes; e Rua Reverendo Célio Miguel da Silva, na Gruta de Lourdes. Os viadutos Desembargador Washington Luiz, no bairro do Farol; e Industrial João Lyra, no bairro de Mangabeiras também deverão ser renomeados.

O Município também deverá alterar a denominação das escolas de Ensino Fundamental Luiz Pedro da Silva II, no Clima Bom; Municipal Corintho Campeio da Paz, na Cidade Universitária; Municipal Luiz Pedro da Silva IV, no Tabuleiro do Martins; e Municipal Maria Cecília Pontes Carnaúba, no bairro de Antares; além dos prédios do Centro de Tarefas Múltiplas Deputado Federal Benedito de Lyra, no Benedito Bentes; do Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, Jacintinho; e do Ambulatório 24 horas Denilma Bulhões, no Benedito Bentes.

Ainda segundo o autor da ação, a sentença está em harmonia com os postulados constitucionais da impessoalidade, que impede o uso da máquina pública para quaisquer espécies de promoção pessoal. Para ter efeitos práticos, a sentença terá que ser analisada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas ou poderá ser espontaneamente acatada pelo Município.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X