Com a abertura das academias permitida pelo novo decreto da Prefeitura de Maceió, que entrou para a fase amarela do distanciamento social, a expectativa é que esses estabelecimentos abram "em peso" na próxima segunda-feira (3), após se adequarem a todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo município.
Para Carlos Eduardo Lima, presidente do Conselho Regional de Educação Física de Alagoas (Crefal), a retomada vem em bom tempo. Ele diz acreditar que alguns estabelecimentos vão fechar em razão dos efeitos da pandemia, mas até o momento, o Conselho não recebeu nenhuma informação a esse respeito. "Tanto o governo do estado quanto a prefeitura flexibilizaram diversos prazos de pagamentos de taxas e impostos, mas para alguns não será o suficiente", diz.
Leia também
"Defendo que sequer deveríamos ter fechado. Somos profissionais de saúde, promovemos a saúde. Sabemos que uma rotina de exercícios faz bem para a saúde e fortalece a imunidade", completa. Ele acredita que academias são ambientes mais fáceis de controlar que bares e shopping centers, que reabriram antes e possuem uma clientela maior.
Para as academias, ficaram determinadas diversas normas de segurança. Os espaços devem permitir, no máximo, um aluno para cada 6,25 metros quadrados do estabelecimento. Os aparelhos devem ter distanciamento mínimo de dois metros e os treinos deverão ser feitos de máscara.
O Conselho criou um documento detalhado de 30 páginas com normas para os proprietários de academias seguirem, em parceria com a Associação Brasileira de Academias. Em linhas gerais, as normas se aproximam do determinado na portaria nº 16 da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, que estabeleceu os pontos para a reabertura.