Aprovados no concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) fizeram um ato na Maternidade Santa Mônica, durante a manhã desta quinta-feira (17), cobrando uma posição do governo estadual com relação à convocação da reserva técnica do último concurso.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social no Estado de Alagoas (Sindprev), Célio dos Santos, um acordo para a contratação foi firmado em abril deste ano. Porém, até então, os concursados da reserva técnica não obteve nenhum retorno. O concurso tem validade até 2019.
Leia também
"Queremos a contratação da reserva técnica. No final de abril, fizemos um acordo com o governo no sentido de que isso acontecesse, mas o processo tem sido demorado. O projeto [de contratação] precisa sair da Uncisal e seguir para a Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio]. posteriormente, o governador deverá encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa criando os cargos, visando à efetivação, inclusive, dos contratados que vão garantir o funcionamento dos leitos neonatais aqui da Santa Mônica", disse Célio Santos.
Ainda segundo o presidente do sindicato, o ato também quer chamar a atenção para a forma como estão sendo feitas as contratações para a Saúde. "Estão retirando os chamados precarizados para colocar outra turma, e sabemos a quem isso atende, principalmente no período eleitoral. Essas movimentações podem ser utilizadas eleitoralmente", ressaltou.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, por sua vez, informou estar aguardando a criação de um projeto de lei definindo a criação dos cargos.
"Esperamos que os precarizados sejam substituídos por contratados. Mais de 50% dos profissionais da Saúde são precarizados. Temos trabalhadores há mais de 15 anos nessa situação, com muitos deles sem gozar de nenhum direito trabalhista ao término do contrato", concluiu Célio.
Por meio de nota, a Uncisal se manifestou sobre o ato público reiterando seu compromisso com a reserva técnica do concurso de 2014. Confira,abaixo, a íntegra da nota:
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) reitera o compromisso com a reserva técnica do concurso público realizado em 2014. O recadastramento dos servidores estaduais, concluído no dia 15 de maio, e o dimensionamento das necessidades da unidades assistenciais da UNCISAL devem subsidiar as nomeações feitas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).