Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Aprovados em concurso da Uncisal protestam cobrando nomeação

Certame expira entre os meses de abril e junho; comissão foi recebida para reunião com o governador

Profissionais aprovados na reserva técnica do último concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), realizado em 2014, voltaram a protestar nesta quinta-feira (31). Eles cobram a nomeação de mais de mil aprovados, já que o certame expira em abril, para as vagas de ensino médio, e junho, para as de ensino superior.

Devido ao ato na frente do Palácio República dos Palmares, um grupo conseguiu ser recebido pelo governador Renan Filho para uma audiência. Eles pedem que seja agilizada a liberação da lotação genérica dos aprovados, que estaria retida na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Leia também

"Nossa lotação genérica já está pronta, mas está na Seplag e precisa ir para a Assembleia Legislativa para ser aprovada. Esperamos que eles façam isso logo, porque lá na Assembleia já tem uma bancada da saúde que está a nosso favor", diz a aprovada Marta de Brito.

Segundo ela, a quantidade de funcionários terceirizados, tidos como "precários", é grande em unidades da Uncisal e também no Hospital Geral do Estado (HGE). "Eles afirmam que não têm verba, mas o HGE e a Uncisal estão cheios de serviços prestados. Por isso estamos nessa luta".

Marta ressalta que foram aprovados profissionais de diversas áreas, como psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motorista, professores, nutricionistas, assistentes sociais, copeiros e seguranças do trabalho, entre outros. O concurso de 2014 continua em vigor.

"O governador tem a responsabilidade de suprir o serviço público com concursados. O que acontece com o vínculo desse trabalhador que está lá por empenho? É um valor público, saindo dos cofres públicos e pagando o trabalhador de forma precária, sem direitos trabalhistas", aponta a representante do Sindicato da Uncisal, Nilda Costa.

Ela lembrou os hospitais que estão para serem inaugurados, como o da Mulher e o Metropolitano. "Não coloque as Organizações Sociais de Saúde lá; chame os trabalhadores concursados para trabalhar. O governador não chamou toda a reserva técnica e estamos aqui para dizer que é preciso chamar essas pessoas".

Em nota, a Seplag explicou que o caso está sendo discutido com a reitoria da universidade.

"Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esclarece que o processo de liberação da lotação genérica dos aprovados na reserva técnica do concurso da Uncisal está sendo discutido com a reitoria da universidade para adequação às restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Seplag reforça que está tomando todas as tratativas necessárias para dar andamento ao caso da forma mais rápida possível, atendendo aos trâmites legais."


			
				Aprovados em concurso da Uncisal protestam cobrando nomeação
FOTO: Cortesia à Gazetaweb

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X