Envolvido em ações de prevenção e combate ao suicídio, o Colégio Santíssimo Senhor, através do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico (NAP), desenvolveu uma série de atividades para mostrar aos alunos a importância de falar sobre o tema.
A temática, por muito tempo, foi tratada como tabu. Por isso, desde 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria escolheram este período do ano para ser dedicado ao tema. O setembro Amarelo, como ficou conhecido, é marcado por ações que alertam e discutem o assunto.
Leia também
No início do mês, os estudantes dos 6ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Finais até a 3ª série do Ensino Médio foram surpreendidos com adesivos colados nas carteiras com frases motivacionais e inspiradoras, mostrando para eles que são pessoas únicas e que, mesmo diante dos problemas e das adversidades, eles podem e devem contar com o apoio de familiares, amigos, profissionais e, claro, da escola.
Neste aspecto, a psicopedagoga Liziane Guido, também passou em todas estas turmas falando um pouco sobre o assunto e se colocando à disposição para conversar com os alunos, caso eles sintam necessidade.

"Pedir ajuda e conversar é sempre a melhor solução. Não adianta somatizar as dores. É preciso expô-las. Certamente, nem sempre é fácil, mas é extremamente necessário. Enquanto psicopedagoga, uma de minhas atribuições, é também conversar com os alunos sobre estas situações, por isso, estamos desenvolvendo este trabalho de uma maneira mais efetiva durante o setembro amarelo", explica Liziane Guido.
As ações foram muito bem recebidas pelos alunos. Dezenas de estudantes compartilharam nas redes sociais imagens dos adesivos com as mensagens. Além disso, segundo a psicopedagoga, vários recados foram depositados na "caixinha da ajuda".
A mobilização surtiu tanto efeito, que um grupo de alunas do 6º ano do turno da tarde tomou a iniciativa de escrever recados e colá-los no espelho do banheiro, com frases de encorajamento e motivação.