Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Covid-19: Prefeitura de Maceió executa ações de cuidados para idosos em abrigos

Comissão foi criada para o planejamento das atividades nos locais; objetivo é reduzir o contágio do vírus entre o grupo de risco

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou uma comissão para planejamento e execução de ações em abrigos de idosos de Maceió. O intuito é reduzir o risco de infecção entre os moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), além de melhorar o atendimento e assistência à saúde deles, caso apresentem síndrome gripal.

O grupo é composto por gestores, técnicos da secretaria e representantes das instituições. O objetivo é apoiar as ILPIs nas boas práticas de biossegurança, vigilância e assistência em saúde e elaborar um fluxograma de atendimento aos casos de síndrome gripal identificados.

Leia também

"A população idosa tem sido a de maior vulnerabilidade às formas graves da Covid-19 e geralmente são portadores de comorbidades. Em virtude disso, a SMS enxergou a necessidade de implementar ações de enfrentamento nessas instituições. Estamos tendo uma ótima aceitação de todas [as instituições] e estamos com um contato muito próximo", explica responsável pela comissão, Taíse Ribeiro.

Após o desenvolvimento das ações, o grupo irá monitorar a execução, convocará reuniões de avaliação para alinhar todas as ações. As reuniões da comissão, formada por gestores de saúde de diversos setores da SMS, acontecem semanalmente por videoconferência.

Uma das ações planejadas e executadas é a vigilância ativa dos casos suspeitos de Síndrome Gripal, a inspeção da Vigilância Sanitária, a realização de visitas a cada instituição pela equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a testagem dos idosos e funcionários suspeitos de coronavírus, além da disponibilização de equipes de suporte.

Além disso, uma avaliação sorológica nos idosos e funcionários expostos a casos confirmados e exames laboratoriais complementares serão realizados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X