O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (23) que o programa Domingo é Meia, que garantirá meia passagem nos coletivos da capital, implicará em um custo mensal de R$ 100 mil aos cofres do município. Depois de aprovada pela Câmara de Vereadores, a iniciativa começa neste domingo (25).
Embora calcule um crescimento no uso do transporte público, a Prefeitura não tem estimativas de quantas pessoas devem ser beneficiadas pela ação. Justamente por isso, a administração ainda não prevê incremento na frota de ônibus nos dias em que o projeto estiver funcionando.
Leia também
"A gente conversou com as empresas e isso vai ser feito de acordo com a demanda. É natural que domingo a frota seja menor que o dia de semana, mas vamos aguardar a demanda. Se a oferta de passageiros aumentar, as empresas também vai aumentar", disse Rui Palmeira.
Segundo o prefeito, o Domingo é Meia pode ser usado tanto para o lazer quanto para quem vai trabalhar. "Nós temos milhares de maceioenses que trabalham em bares, restaurantes e hotéis, sobretudo na parte baixa. Algumas pessoas moram na parte alta e precisam do transporte. Então, a partir de domingo todo mundo pode utilizar o benefício".
Ele lembrou que, para usufruir do benefício, é necessário ter o cartão Bem Legal Cidadão, distribuído gratuitamente em diversos pontos da cidade, como as sedes da Transpal nos bairros do Poço e do Tabuleiro; o Cepa, no Farol; e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).