Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Em Brasília, prefeito solicita novos estudos para região do Pinheiro

Reunião aconteceu na sede do Ministério de Minas e Energia

O prefeito Rui Palmeira e o coordenador especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, solicitaram ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, novos estudos para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília, com a participação de representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

"O ministro convocou diversos órgãos do governo federal e nós viemos buscar respostas para a população do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Solicitamos novos estudos que informem com segurança aos moradores se eles poderão voltar para as suas casas, porque essa é a grande angústia da população e a gente pediu celeridade ao ministro de Minas e Energia, que foi muito firme na reunião", explicou Rui. Segundo ele, Bento Albuquerque solicitou às agências envolvidas que o estudo seja imediatamente iniciado para que se tenha as respostas solicitadas pela população dos bairros atingidos.

Leia também

Rui Palmeira destacou que a prioridade atual é uma solução para as áreas afetadas pela instabilidade de solo decorrente da mineração. "Mesmo que a Braskem tenha pedido autorização de lavra de sal-gema em áreas não habitadas, nós sugerimos que não seja concedida nesse momento enquanto os bairros atingidos não têm uma resposta objetiva. O que precisamos no momento é a solução e quando ela virá", destacou o prefeito.

Dinário Lemos explicou a necessidade de respostas para que a população dos bairros atingidos tenha conhecimento da solução, que é motivo de preocupação. "As pessoas estão apreensivas para saber o que está sendo feito e se vai haver recuperação. O prefeito veio cobrar novos estudos e monitoramento para que as pessoas possam ter uma segurança de que o governo federal está trabalhando com o propósito de apontar uma solução. Com isso, vamos saber se há condições de ter uma recuperação dos bairros. Os moradores precisam entender o que está acontecendo", ressaltou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X