Na tentativa de ter acesso a serviços de saúde, os maceioenses que procuraram o Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora), nesta segunda-feira (5), dizem ter posto a própria saúde em risco. Isso porque eles denunciam que crianças, adultos e idosos, doentes e sadios, se aglomeram em filas e que no local não há aferição de temperatura nem disponibilização de álcool em gel.
Após desistir de ficar no local nas últimas duas vezes em que foi, Gustavo Cavalcanti, de 34 anos, diz que agora é inevitável enfrentar a situação. Ele explica que precisa marcar uma cirurgia de catarata para o pai, que tem 88 anos. "Justamente pela situação encontrada de desorganização e risco eu não fiquei. Mas como já vi que até agora não tomaram providências, preciso esperar para agendar a cirurgia do meu pai. Lamentável a falta de respeito com as pessoas que estão procurando o Cora de Maceió", desabafa.
Leia também
Gustavo Cavalcanti conta que chegou no local às 13h, e foi ouvido por esta reportagem às 14h30, sem que fosse atendido. Ele reclama da falta de funcionários para aferir a temperatura de quem chega e também da falta de álcool em gel para que higienizem as mãos. "Não existe, como falei, nenhuma prevenção por parte do Cora com as pessoas. Um tumulto sem organização nenhuma", relata. Às 15h, Cavalcanti afirmou que 25 pessoas ainda estavam na frente dele para serem atendidas.
De acordo com o usuário, são duas filas, uma para atendimento preferencial e outra para o atendimento em geral. "Não tem fichas, é por ordem de chegada. Não tem prazos. Já estou aqui há uma hora e meia e nem previsão de atendimento", detalha. Gustavo Cavalcanti afirma que estão "à mercê".
AGazetawebprocurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, que respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que o local conta com oferta de álcool em gel e dois servidores por turno para organização e triagem das filas, além de marcadores de distanciamento no chão. Disse ainda que, no local, foi instalada uma tenda para possibilitar o distanciamento social.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a sede do Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora) conta com dispensação de álcool em gel e dois servidores por turno para organização e triagem das filas, além de marcadores de distanciamento no chão. No local foi instalada uma tenda para possibilitar o distanciamento social.
O órgão ressalta que é fundamental a colaboração dos usuários, que devem cumprir as determinações repassadas pelos servidores da unidade.
Todos os agendamentos diários são atendidos conforme horário de chegada, não sendo necessário aglomeração, já que todos serão atendidos.