A prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), um evento para reconhecer 63 escolas municipais que registraram aumento no último Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], realizado em 2017.
Segundo a secretária de Educação, Ana Dayse Dória, o resultado vem do esforço da prefeitura em estruturar a educação básica na capital e investir na qualificação dos professores.
Leia também
"Ainda estamos muito distantes da educação ideal para nossas crianças, mas já demos um grande passo. Recuperamos creches e escolas, qualificamos professores, investimos em material didático. Hoje, esse evento, é uma prova desse trabalho. São 63 escolas que registraram aumento no Ideb", disse.
Ainda segundo Ana Dayse, algumas creches estão passando por reformas e outras estão em planejamento para serem construídas. A principal unidade que está sendo reformada é a Creche Santa Maria, no conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, que passará a funcionar em 2019 com capacidade para atender 400 crianças.
Para os novos conjuntos que foram entregues pela prefeitura recentemente na parte alta, a secretária falou que uma empresa quer firmar uma parceria para construir as unidades, mas que ainda estão em negociação.
A Escola Municipal Professora Elma Marques Curti, no Benedito Bentes II, obteve a maior nota no município, com 6.3.
A diretora da unidade, Luciane Rodrigues, destaca que esse reconhecimento é fruto de um trabalho em grupo. Ela diz que os professores, coordenadores e funcionários trabalham em conjunto para que as crianças sejam estimuladas a aprender. "Esse é um resultado de um trabalho em conjunto. Uma vitória de toda a equipe. Cada um se empenha pelo melhor das crianças".

"Ficamos em um bairro carente, onde cada criança tem sua particularidade, seus problemas. Nós trabalhamos para que fatores externos não prejudiquem o aprendizado delas. Estimulamos para que o ensino melhore a vida delas lá fora".
Durante o evento, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) destacou que muitas escolas da rede municipal funcionam em prédios alugados. Uma delas é a Elma Marques Curti que, mesmo sem uma estrutura adequada, conseguiu o melhor desempenho na capital. Segundo ele, a prefeitura já planeja construir unidades próprias para abrigar os alunos.
Rui disse ainda que pretende nomear os aprovados do concurso em vigência para suprir a carência de professores que estão em processo de aposentadoria.