O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que aconteceu neste domingo (5), foi registrado com muitas reclamações por parte dos estudantes que se submeteram ao exame em Maceió. De acordo com eles, as provas foram difíceis e cansativas.
Para o casal Cláudia Sofia, 19, e Wesley Borges, 20, que se submeteram às provas do exame na Escola Dom Pedro II, localizada no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, foram respondidas com alguns ?chutes?. "Chutei muitas questões, não me preparei. Já faço Direito, então fiz só por fazer. Não gostei muito da prova, mas achei a redação razoável. Porque no cursinho preparatório já havia mencionado o tema", comentou ela.
Leia também

Borges pretende também ingressar no mesmo curso da namorada, mas através da universidade pública. "O tema eu realmente não esperava. Preferia que a redação fosse no segundo dia de provas, porque é muita pressão logo no primeiro dia", afirmou.
Já a estudante Maria Joselane, 21, o nível das questões foi difícil. "Eu achei a prova muito difícil. Fui razoavelmente bem nas questões e espero tirar um nota mediana", disse a estudante que faz o Enem pela segunda vez e quer cursar psicologia.
Os irmãos Luiz Eduardo, 19, que concluiu o ensino em escola pública, e Lucas Henrique, 17, que é bolsista em escola particular, gostaram do tema da redação. "Mas as questões são cansativas, pois foram textos extensos", ressaltaram os parentes que querem cursar Veterinária e Educação Física, respectivamente.

Na avaliação e otimismo da estudante Adriele Elias, 18, a nota nas provas de hoje de devem ser boas. "Eu gostei do tema da redação. E apesar de não ter me saído tão bem nas questões, devo tirar uma boa nota. Como sou melhor em matemática, vou estudar ainda mais para o próximo domingo. Quero compensar o resultado de hoje", disse.
A partir deste ano, o Enem passou a ser aplicado em dois domingos. Hoje (5), as provas são de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração, no próximo domingo (12), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Militar não havia registrado nenhuma ocorrência durante o trâmite.
Enem 2017 em Alagoas
Em Alagoas, 118.724 pessoas se inscreveram no exame, que é realizado em 26 municípios. São eles: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Maceió, Marechal Deodoro, Olho D'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
O número de inscritos deste ano, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é 17,4% menor no estado em comparação ao ano passado, o que representa 1,7% do total de inscritos em todo o país. No Brasil, mais de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para as provas.