Com o feriado de Finados, alguns cemitérios públicos registram grande movimentação de pessoas que visitam os túmulos dos entes falecidos, em respeito a uma tradição familiar e religiosa. Enquanto alguns parentes prestam homenagem com flores e cânticos, outros acendem velas em oração pela alma dos defuntos.
A reportagem daGazeta de Alagoasfoi às ruas, para conferir o fluxo de pessoas que entram e saem dos cemitérios, sejam eles públicos ou particulares. No São José, situado no Trapiche da Barra e considerado o maior cemitério público da capital, o movimento de visitantes é grande desde as primeiras horas desta quinta, e não só de visitantes, mas de ambulantes e freelancers pintando e limpando os jazigos.
Leia também
A vendedora de flores Maria de Lourdes da silva trabalha na calçada do cemitério, há 40 anos, e fala sobre o grande de número de pessoas. "Este ano tem mais movimento do que o ano passado, mas, em questão das vendas, não está muito bom. Poucos visitantes estão comprando".

Já no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado, o movimento é considerado fraco. De acordo com funcionários do local, muitas pessoas já visitaram os túmulos ontem.
Estiveram presentes, nos cemitérios, agentes da fiscalização federal do trabalho, para verificar possíveis casos de trabalho infantil. No de Jaraguá, denominado Nossa Senhora Mãe do Povo, as equipes notificaram dois casos.


Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió, celebrou uma missa pelas almas dos fiéis defuntos. O sacerdote também afirmou que a movimentação está intensa. "Espero que esse movimento aumente até a última celebração, através de um clima de solidariedade com os entes queridos que já partiram. Estamos celebrando a vida".
[VIDEO2]