Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Famílias não liberam doação de órgãos e mulher perde 4 corações compatíveis

Mesmo com morte cerebral declarada, familiares de pacientes não liberaram órgão para doação; quinto doador compatível foi achado e paciente aguarda

À espera de um transplante de coração, a alagoana Ana Karolina Gama de Moraes, 29, vê quatro destes órgãos compatíveis com ela se "perderem" devido famílias de pacientes com morte cerebral já declarada não aceitarem a doação de órgãos.

A prima de Ana Karolina, Alyne Gama, conta emocionada que entende a esperança dos familiares daquele ente que já teve a morte cerebral declarada, mas que ainda assim acreditam que milagrosamente ele irá voltar à vida. "Entendam: o milagre da vida é justamente seu ente continuar vivo em outro", desabafa.

Leia também

Os portadores dos corações viáveis não se declararam doadores, e, então, a retirada de órgãos depende exclusivamente do consentimento da família, as quais não consentiram.

Alyne Gama conta que atualmente espera o parecer de uma quinta família acerca da doação de um novo coração compatível que surgiu. "Estamos com mais um coração compatível aguardando o consentimento da família. Esperamos tocar corações dessa família e de tantas outras", afirma.

Doença rara

Ana Karolina Gama de Moraes foi diagnosticada há 1 ano e 2 meses com miocardiopatia periparto. O diagnóstico aconteceu 48 horas após ser mãe de sua primeira filha. A doença é de ocorrência rara e associada com disfunção cardíaca grave, ocorrendo no final da gestação com mortalidade materna de alto índice.

Há alguns dias o quadro de Ana Karolina piorou muito, e então ela passou a ocupar uma das primeiras posições na fila de transplante, o que ocorre quando o risco de morte se torna iminente.

A família apela e orienta a todos os cidadãos que expressem aos seus familiares caso sejam doadores de órgão, pois a atitude pode salvar vidas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X