Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fenômeno 'brisa marítima' causa ventos mais fortes em Maceió

Situação ocorre quando há grande diferença de temperatura entre a água do mar e a superfície terrestre

A chegada de outubro trouxe ventania, um fenômeno chamado brisa marítima, que deve durar ainda alguns dias até a diminuição da intensidade dos ventos. Isso ocorre quando há grande diferença de temperatura entre o mar e a superfície terrestre.

"Durante o dia, a água do mar vai aquecendo e a superfície terrestre aquece mais rapidamente, com isso se criam dois campos de pressão. Esse fenômeno ocorre quando a água do mar e a superfície terrestre têm diferença de temperatura muito grande. Um de alta pressão ao longo do dia sobre o mar e um sistema de baixa pressão sobre a superfície mais aquecida", afirma Humberto Barbosa, pesquisador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Leia também

O fenômeno brisa marítima pode acontecer nessa época do ano, uma mudança comum nos meses de outubro e novembro por representar o período de transição das temperaturas.

"Com isso, os eventos começam a se descolar do oceano para a superfície terrestre, é o que a gente chama de brisa marítima. Isso ocorre em função do aquecimento que, nos últimos dias, tem aumentado. Estamos entrando numa fase de primavera-verão e os dias estão ficando mais quentes e como temos duas superfícies que aquecem de formas distintas, esse aquecimento vai formar campos de pressão que vão dar origem aos ventos mais intensos", acrescenta Humberto Barbosa.

Esse tipo de fenômeno é imprevisível, pois podem ocorrer rajadas de vento, atingindo a fiação elétrica e derrubando árvores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X