Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mais de dois mil exames para mamografia foram solicitados no mutirão Maceió Rosa

Os resultados do Dia D do Mutirão de Saúde da Mulher foram divulgados nesta sexta-feira (26)

Promovido no último dia 20 como parte das ações da campanha Maceió Rosa, coordenada pela Prefeitura de Maceió durante todo este mês, o Mutirão de Saúde da Mulher - realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 55 unidades da Capital - garantiu um reforço significativo às atividades da campanha, que visa conscientizar as mulheres para o cuidado com a saúde e prevenção contra doenças como o câncer de mama.

No mutirão, o público feminino teve acesso a inúmeros serviços voltados à saúde da mulher, como citologias, testes rápidos, consultas médicas e encaminhamentos para exames, além de uma programação extra composta por atividades físicas, palestras, vacinação, cuidados com a saúde bucal e com a beleza.

Leia também

Os resultados deste Dia D, divulgados nesta sexta-feira (26) pela SMS, consolidam o saldo positivo do mutirão. No total, foram realizadas - nos oito Distritos Sanitários (DS) da Capital - neste único dia, 1.372 citologias e 1.848 testes rápidos (HIV, Hepatites B e C e Sífilis). Além desses números, a SMS também registrou a disponibilização de 2.057 solicitações para mamografia - dentre elas, 38 realizadas de imediato no PAM Salgadinho - e 1.498 atendimentos médicos (clínica médica, mastologia e ginecologia).

"Os profissionais de saúde do município, que já estavam engajados na campanha desde o início deste mês, se empenharam ainda mais no mutirão para alcançar o maior número de mulheres e atingir o objetivo de proporcionar às usuárias do SUS os cuidados preventivos adequados à manutenção de seu bem-estar e qualidade de vida", ressaltou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

O maior número de citologias - 365 coletas - foi realizado pelo VII Distrito Sanitário, que disponibilizou 11 unidades para o atendimento no dia do mutirão, tendo a USF João Macário, localizada no Santos Dumont, registrado o número mais expressivo neste procedimento, com 97 coletas. No PAM Salgadinho, foram 90 coletas.

Já no que se refere à testagem rápida para HIV, Hepatites B e C e Sífilis, o destaque da ação ficou com o 1º Distrito Sanitário, que realizou 454 testes, tendo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I do PAM Salgadinho alcançado o maior desempenho, com um total de 100 pessoas submetidas ao teste rápido, que engloba os 4 tipos de testagem, específicos para a detecção de cada uma das doenças. Entre essas, 15 testes resultaram em diagnóstico positivo para Sífilis, sendo encaminhadas de imediato para o tratamento.

O procedimento mais procurado pela população feminina durante toda a campanha Maceió Rosa - o encaminhamento para a realização da mamografia de rastreamento - registrou maior demanda no PAM Salgadinho - 171 marcações - e  nas unidades do VII Distrito, que engloba os bairros da região do Tabuleiro do Martins, que viabilizou a solicitação para 495 usuárias.

Desta vez foi a UBS Dr. Djalma Loureiro, no Clima Bom, que alcançou o maior cobertura na ação, disponibilizando o encaminhamento para 82 mulheres. O V Distrito também apresentou um bom resultado nesse atendimento, disponibilizando 426 encaminhamentos, 85 deles na USF José Araújo Silva, no Jacintinho.

Com relação aos atendimentos médicos, o VII Distrito também esteve à frente dos demais, com um total de 343 procedimentos nessa área, tendo a UBS Jorge Duarte Quintela, no Graciliano Ramos, como destaque naquela região, com 78 atendimentos. Destaque também nesse item para a USF Dr. Paulo Leal, no Feitosa, que realizou 99 atendimentos médicos.

A campanha

O Maceió Rosa acontece desde 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa com um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem o tema "Cuidado feito à mão", que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X