O Mercado da Produção, no bairro da Levada, passou, nesta quinta-feira (16), por uma ação de desinfecção das áreas com lavagem e pulverização após a morte de um vendedor pelo novo coronavírus (Covid-19).
Para a desinfecção do espaço, que é coordenado pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), foi usado sabão e uma solução com hipoclorito de sódio e água, que ajudam a reduzir a circulação de micro-organismos. Durante o serviço, as áreas comuns do mercados foram isoladas e, só depois de finalizado o trabalho, após alguns minutos, o ambiente fica liberado para circulação. A primeira desinfecção no Mercado da Produção foi realizada no dia 3 de abril.
Leia também
A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), tem realizado uma programação de desinfecção das áreas públicas com lavagem e pulverização de espaços com grande fluxo de pessoas.
Reforço na ação
Desde a última terça-feira (14), cerca de 40 militares do Exército passaram a compor a equipe de trabalho, com atuação de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, tanto na parte alta quanto na parte baixa da capital. Os detalhes operacionais para a realização do serviço conjunto foram definidos em reunião realizada na segunda-feira (13), no quartel do 59º BIMtz.
O titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres, destaca que a higienização deve ser intensificada, pois ainda existe uma grande circulação de pessoas pelas ruas da cidade, principalmente nas unidades de saúde e hospitais.
"Seguimos uma programação já alinhada com as equipes para reforçar a higienização no entorno das unidades de saúde e hospitais, nas principais praças da cidade, pontos de ônibus de grandes vias, onde ainda há uma grande circulação de pessoas. O apoio do Exército permitirá a ampliação deste trabalho tão importante no combate ao coronavírus", afirma o superintendente.
A programação desta semana contemplou a parte alta da cidade, no terminal de ônibus do Henrique Equelmann, seguindo para os pontos de ônibus da Avenida Menino Marcelo, Cachoeira do Meirim e Conjunto Benedito Bentes. Além disso, serão incluídas as praças do Conjunto Graciliano Ramos e a Unidade de Saúde da Família Aliomar de Almeida Lins, no Benedito Bentes.
*Com informações da Secom Maceió