Moradores do condomínio Vista do Vale, no bairro da Serraria, em Maceió, denunciaram àGazetaweb um suposto crime ambiental que está sendo cometido em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo eles, a vegetação estaria sendo destruída para a construção de um condomínio residencial. A região é abrigo de várias espécies de animais, que estariam ameaçados com a ação.
De acordo com Eduardo Jorge, que representa os moradores, uma parte do condomínio Vista do Vale também estaria sendo invadida O local é uma área de encosta e o desmatamento poderia provocar uma tragédia. No local, há uma placa da antiga Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), autorizando a supressão das árvores.
Leia também

"Alguns homens começaram o trabalho esta semana e estão invadindo área do condomínio, colocando placas e com uma suposta licença da Prefeitura. Sendo que os moradores não foram informados em audiência pública ou de outra forma. Ontem eles colocaram a placa onde a região não poderia ser desmatada, depois que reclamamos, eles mudaram. Nosso condomínio é região de declive, existe risco iminente da queda das residências, estamos diante de uma situação parecida com a do Pinheiro", expôs Eduardo.
Nessa terça-feira (13), uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi acionada e chegou a ir até o local. Mas, segundo os moradores, o proprietário do terreno apresentou aos policiais a autorização para a supressão da mata.
"Mesmo que o morador esteja com o terreno regularizado, mesmo que seja de cunho privado, ele não tem direito de desmatar uma região nativa. Temos vários animais que serão prejudicados. A área é gigantesca que vai prejudicar nossas residências e outros loteamentos próximos. O desmatamento praticamente se aproxima do bairro do Benedito Bentes. Eles não estão fazendo a supressão, mas desmatando", afirma.

Conforme documentos enviados à reportagem, uma publicação do Diário Oficial do Município do ano de 2017, a construtora requereu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) a autorização ambiental municipal para implantação do empreendimento denominado "condomínio residencial Del Bosque", situado na Antiga Estrada da Serraria, s/nº, na Serraria. Onde, na ocasião, não foi exigida apresentação de Estudo de Impacto Ambiental.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sedet, que informou, por meio de nota, que recebeu a denúncia dos moradores e vai encaminhar uma equipe ao local. Explicou, ainda, que empresa Cavalcante Empreendimentos Imobiliários Ltda. recebeu autorização ambiental prévia nº 037/2018, solicitada em 2017, para a construção do Residencial Del Bosque. Em 10 de setembro de 2020, a empresa requereu a autorização de implantação, que se encontra em processo de análise.
Na mesma nota, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) disse que enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação dos serviços que estão sendo realizados. A Sudes informa também que a empresa citada possui autorização ambiental municipal de supressão, nos moldes estabelecidos no parecer técnico nº 402/2020.