Uma denúncia de extravasamentos de esgoto do Conjunto Residencial Maceió I, no Cidade Universitária, diretamente nas galerias de águas pluviais, está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE). A portaria com a instauração do inquérito civil público foi publicada na edição desta terça-feira (21), do Diário Eletrônico do MPE.
Um inquérito civil público foi instaurado para apurar a responsabilização do problema, levando em consideração que a rede de efluentes líquidos naquela localidade é administrada pela Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas].
Leia também
O promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital, já requisitou a fiscalização no local por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). O objetivo é comprovar ou não a denúncia.
Uma representação foi formulada no Ministério Público, dando conta de extravasamentos de esgotos para as galerias de águas pluviais, que estariam ocorrendo no residencial. A autoria da denúncia não foi divulgada.
Os efluentes líquidos devem ser coletados pela rede de esgoto para serem tratados, e não, terem como destino final as galerias pluviais, criadas para amparar a água da chuva.
RESPOSTA DA CASAL
A Casal informa que não recebeu nenhuma notificação oficial do Ministério Público sobre esse procedimento e reforça que, desde que assumiu o sistema de esgotamento sanitário do Residencial Maceió 1, o qual não foi construído por ela, e sim pela empresa responsável pela construção dos imóveis, vem trabalhando diariamente pela melhoria na operação desse sistema, corrigindo eventuais deficiências e mantendo canal aberto com a população, por meio de sua Unidade de Negócio Benedito Bentes, para atender a qualquer chamado.
A Casal reforça que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Maceió 1 já foi gerida pela associação de moradores do local e, nesse período, enfrentou dificuldades de operação.
Ao voltar para a gestão da Casal, a unidade de tratamento recebeu toda a assistência técnica necessária e opera normalmente, não havendo nenhum problema recente de extravasamento de esgoto.
Ademais, a Companhia informa que todo o esgoto do Residencial Maceió 1 será direcionado, nos próximos meses, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada no Benedito Bentes, construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama para atender toda a região do Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes, beneficiando mais de 200 mil pessoas.
Essa ETE já está operando e utiliza o que há de mais moderno em tecnologia de tratamento de efluentes.
Dessa forma, a ETE individual do Residencial Maceió 1 será desativada. Para qualquer demanda da população, a Companhia reforça que atende pelo Call Center 0800 082 0195 e pelo WhatsApp 98139-9892.