A tradicional festa do campo na cidade foi confirmada na noite desta segunda-feira (22). Com oito leilões programados, a 66° edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), que este ano será realizada entre 21 e 30 de outubro, foi lançada na Casa do Criador, no Parque da Pecuária, em Maceió. Há 16 anos, o evento é fruto de uma parceria entre a Organização Arnon de Mello (OAM) e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
"Essa parceria tem fortalecido o projeto e gerado grandes frutos", ressaltou o presidente da ACA, Domício Silva.Todos os anos, o evento movimenta a economia local e serve como vitrine para o trabalho agropecuário que é realizado em Alagoas de forma exemplar.
Leia também
O diretor Executivo da OAM, Luiz Amorim, adiantou que a ideia é ampliar cada vez mais o setor de agronegócio em Alagoas. "A expectativa é sempre a melhor possível. A exposição tem o intuito de trazer avanços nos negócios, leilões e aprimoramento genético".
"Nossa exposição é de suma importância para o Estado. Sabemos que com relação ao tamanho e quantidade, não somos líderes. Mas a qualidade do nosso rebanho é referência nacional", afirmou o presidente da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas, Álvaro Almeida.
Além dos membros da ACA, a solenidade contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos, representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A exposição é um momento para compartilhar projetos e mostrar para a população a força e importância do mercado agropecuário na região Nordeste. Durante todos os anos em que o evento foi realizado, o público marcou presença e garantiu o sucesso da exposição. "Temos um público muito cativo. A expectativa para esta edição está em torno de 100 mil pessoas", disse o presidente da ACA.
Para o presidente da ACA,Domício Silva, os envolvidos com a exposição estão focados na qualidade, geração de negócios e capacitação do agricultor. "É um momento de troca de ideias e oportunidade para o produtor acompanhar palestras e investir em qualificação. É uma semana em que o agricultor não participa apenas de leilões, mas troca experiências com outros profissionais do setor", ressaltou Álvaro Almeida.
Para o diretor técnico do Sebrae, Ronaldo de Moraes, o entrosamento entre as instituições é uma ótima maneira de fortalecer o evento e mostrar para outros estados o que há de melhor em Alagoas. "O Sebrae participa há alguns anos da Expoagro e contamos com um stand para divulgar nossos projetos. Atualmente, estamos apostando em estudos genéticos. A expectativa é de que a genética seja um grande negócio em Alagoas".
De acordo com o diretor técnico do Sebrae , o estudo genético tem o intuito de agir de forma a aumentar a produtividade do gado leiteiro e incrementar a produção de leite, que representa o segundo maior mercado no Estado, perdendo apenas para a produção de cana.