A campanha de "Entrega Voluntária de Armas de Fogo", coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), está conscientizando a população sobre os riscos de ter uma arma de fogo em casa, recolhendo armas, munições e acessórios. O objetivo da secretaria é contribuir com redução da criminalidade no estado de Alagoas.
De acordo com a Seprev, quatro armas de fogo e dez munições foram entregues voluntariamente no ônibus itinerante da campanha na última semana, quando realizou uma ação no bairro do Jacintinho.
Leia também
No período de 2015 até a última ação do projeto, cerca de 2.700 objetos entre armas, munições e acessórios foram entregues voluntariamente pela população.
"Nós não estamos trabalhando para desarmar a população. Estamos para conscientizar e aquele que quiser entregar o objeto voluntariamente, receberemos com maior atenção", explica o superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania da Seprev, Thomas Artur, em entrevista à Rádio Gazeta.
O ônibus da campanha está estacionado na praça do Mirante do Jacintinho. Segundo a pasta, quem tiver interessado em entregar algum acessório bélico basta se dirigir ao ônibus antes para pegar a guia de trânsito. Assim, o documento permite que o cidadão possa circular com a arma durante o trajeto até o ponto itinerante para se justificar, caso seja abordado por policiais até chegar ao local da entrega.
O cidadão que resolver entregar o material terá direito a recompensa de valor que pode variar. "Após a entrega, a arma é danificada dentro do próprio ônibus e o antigo dono recebe um voucher referente à indenização, que varia de R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo da arma", explicou o superintendente.
O ônibus seguirá o percurso por cidades de Alagoas na primeira semana de novembro (05 a 09):
Segunda-feira: Santana do Ipanema
Terça-feira: Craíbas
Quarta-feira: Campo Alegre
Quinta-feira: Penedo
Sexta: Marechal Deodoro