Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Operação fiscaliza descarte ilegal de resíduos de construtoras em Maceió

Ação foi baseada em denúncias de que as empresas estariam descartando resíduos de forma inadequada.

Fiscais da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) realizaram, nesta quarta-feira (7), uma operação para fiscalizar construtoras e canteiros de obras. A ação foi baseada em denúncias de que as empresas estariam descartando resíduos de forma inadequada.

Em uma das localidades, eles constataram a falta da caixa estacionária, uma espécie de caçamba para acúmulo dos entulhos. Segundo o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Alfredo, o container deveria estar na obra ininterruptamente. Os responsáveis se comprometeram a apresentá-lo num prazo de até 24 horas.

Leia também

Já em outro ponto visitado pela operação foi constatado, pela Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente, um resíduo da lavagem das bitoneiras indo para a galeria de águas pluviais. Num terceiro local foi identificada uma reforma sem autorização. Ambos foram autuados pela Sempma.

Durante a manhã, os fiscais fizeram abordagens solicitando o manifesto de descarte, documento que comprova a destinação final adequada dos resíduos da construção civil. Segundo as denúncias, as construtoras estariam descartando metralha em terrenos e áreas verdes de municípios vizinhos.

Conforme estabelecem os códigos municipais de Proteção ao Meio Ambiente e de Limpeza Urbana, é necessário manter contrato com empresas de coleta, já que se trata de um tipo de resíduo especial cujo recolhimento e destinação final não são de responsabilidade da Prefeitura, mas sim do gerador.


			
				Operação fiscaliza descarte ilegal de resíduos de construtoras em Maceió
FOTO: Larissa Bastos

Quando o descarte não é feito desta forma, de acordo com o que tipifica os códigos municipais, configura-se infração ambiental passível de notificações, autuações e multas pela irregularidade. De acordo com Carlos Alfredo, o mesmo vale para pessoas físicas que estejam fazendo reformas em casa.

"Todo proprietário que está fazendo reforma em sua residência tem por lei contratar uma caixa estacionária para que faça o descarte do resíduo, ele tem que dar o destino final. Não pode pagar carroceiro porque e um descarte irregular e a fiscalização pegando isso vamos em cima".

O telefone do Disque Limpeza é o 3315-2300.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X