Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Pinheiro terá estação para monitoramento meteorológico

Objetivo é tornar as previsões de tempo mais precisas no bairro, calculando com maior antecedência a quantidade de chuva

Uma estação meteorológica de última geração será instalada nesta segunda-feira (06), dentro do Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Com a chegada do equipamento, o objetivo é tornar as previsões de tempo mais precisas no bairro do Pinheiro, calculando com maior antecedência a quantidade de chuva prevista para a região.

A estação meteorológica é multifuncional: além de medir o volume da chuva, ela também mede com maior exatidão a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica, a direção e a velocidade do vento. Segundo Gleyson Marquesin, gerente de operações da PCP Engenharia, empresa contratada pela Braskem para realizar a instalação da estação, a tecnologia permitirá prever o volume de chuva com até dez dias de antecedência.

Leia também

A instalação da estação meteorológica para o bairro do Pinheiro faz parte de um conjunto de ações emergenciais propostas pela Braskem em parceria com o Município de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF-AL), Ministério Público Estadual (MPE-AL), Ministério Público do Trabalho (MPT-AL) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL) para mitigar os efeitos do período chuvoso no bairro.

Big data

A estação meteorológica captará uma multiplicidade de dados, sendo interligada a uma rede de estações pluviométricas localizadas em toda a costa brasileira. "Isso nos permitirá agregar informações e aumentar a assertividade das previsões", explica Marquesin, acrescentando: "por meio do big data, vamos gerar relatórios que serão facilmente analisados pelos técnicos e gerar alertas de segurança".

Todos os dados serão coletados constantemente - os referentes ao volume de chuva, de minuto a minuto. As informações serão geradas e armazenadas automaticamente em sistemas em nuvem, a cada 15 minutos, sem a necessidade de uma infraestrutura de internet 3G ou 4G para captação remota. Depois de correlacionadas e processadas, serão disponibilizadas para a Defesa Civil, de hora em hora, em uma plataforma online.

Dentre outros equipamentos, a estrutura da estação meteorológica comporta um pluviômetro com capacidade para medir até 225 milímetros de chuva por hora. "Para efeito comparativo, no início da madrugada de 28 de janeiro, quando choveu em Maceió o previsto para um mês inteiro, houve registro de 120 mm de chuva. Ou seja, utilizaremos um pluviômetro de alta capacidade e conseguiremos medir, da garoa à tempestade, com alta precisão", garante o gerente de operações da PCP Engenharia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X