A Prefeitura de Maceió demoliu, na manhã desta sexta-feira (13), o Bar dos Pescadores e Mentirosos, localizado na orla da praia de Cruz das Almas. O espaço abrigava a associação de pescadores da região e, segundo o responsável pela barraca, os fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) não portavam nenhuma ordem de demolição.
À imprensa, Carlos Gonçalves de Freitas argumentou que o bar já era vista como ponto turístico, já que os pescadores, ao assumirem a barraca, conseguiram evitar que a mesma fosse tomada por vândalos, traficantes de drogas ou famílias sem teto.
Leia também
"Além disso, nenhuma bebida alcoólica era comercializada no local, já que não tínhamos autorização para isso. O local servia à associação já há oito anos, quando a dona simplesmente abandonou o estabelecimento", disse Carlos, acrescentando que, há três anos, os pescadores ingressaram com um requerimento junto à Prefeitura, a fim de legalizar a ocupação do espaço. "Porém, não obtivemos resposta até hoje", salientou.
"Nós não recebemos nenhuma notificação de que a barraca seria demolida hoje. A equipe chegou aqui sem nenhuma ordem de demolição e já começou a quebrar tudo. O Bar do Mentiroso não podia ser derrubado desta forma. Ele era um ponto turístico para o pessoal que vinha de fora. Todo mundo sempre parava aqui para tirar fotos", emendou.
A equipe de demolição da SEMSCS, por sua vez, informou que o coronel Ivon, titular da pasta, esteve no local nessa quinta-feira (12) e informado que a demolição aconteceria nesta sexta, dando sequência ao processo de revitalização da orla marítima. Sobre a ordem de demolição, os fiscais argumentaram que a documentação estaria sendo disponibilizada, ainda nesta sexta, à associação pelo diretor de Convívio Social da secretaria, Ariel Fernandes.
