A comunidade católica comemorou, neste domingo (20), o início da Semana Santa, com a procissão do Domingo de Ramos. Os fiéis se concentraram na Igreja de São Gonçalo, no bairro do Farol, e seguiram para Catedral Metropolitana, no Centro, onde foi realizada a missa de abertura da Semana Santa.
A data retoma a chegada de Jesus Cristo a Jerusalém e é lembrada em todo o país com procissões e missas que iniciam as leituras do Evangelho da Paixão, em referência à Paixão de Cristo, celebrada na Páscoa.
Leia também
De acordo com o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, a Semana Santa é onde contemplamos a Paixão, morte e a ressurreição de Cristo."Neste momento santo, devemos reencontrar nossas ideias e liberdade para trabalharmos em prol da vida", ressaltou.
Ainda segundo o arcebispo, a celebração tem nome de Domingo de Ramos por relembrar a forma como o filho de Deus foi recebido pelo povo em Jerusalém. "Quando chegou à cidade onde passaria seus últimos dias, Jesus foi aclamado pelo povo com ramos, como um rei", explicou.
Para os cristãos, o momento é de recordar a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A dona de casa Vera Lúcia, de 63 anos, participa da procissão todo anos para agradecer as conquistas. "É sempre uma alegria saber que Jesus morreu por nós. Venho à procissão todos os anos para agradecer, não faço promessa porque sei que é só rezar que a graça do Senhor virá".
Vinda de Boca da Mata, a adolescente Ana Paula, de 17 anos, participou pela primeira vez da procissão na capital. "Estou visitando meus familiares aqui em Maceió e aproveitei para vir acompanhar a procissão e a missa, pois sempre participo na minha cidade do Domingo de Ramos", afirmou.
Depois da procissão, que reproduziu a chegada de Jesus a Jerusalém, os fiéis assistiram a uma missa tradicional com o início das leituras do Evangelho da Paixão.
