Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) detectaram um grande problema na rede de escoamento de águas pluviais na Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras. De acordo com os primeiros levantamentos dos técnicos do houve falha na execução do projeto de drenagem do Parque Shopping, o que tem causado graves transtornos à população.
De acordo com o secretário Mac Lira, que esteve no local, a Seminfra foi acionada pela Defesa Civil por conta de um pequeno afundamento e a equipe de galerias agiu rapidamente ao identificar que se tratava de um comprometimento da rede de drenagem, que passa em frente ao shopping.
Leia também
Os serviços de reparo começaram no sábado. O trânsito continua bloqueado nas Avenidas Josepha de Mello e Gustavo Paiva - sentido Centro - até que todo o trabalho seja concluído pela Prefeitura.
"Desde sábado, a Prefeitura trabalha para não deixar a via interrompida por tanto tempo, já que se trata de uma avenida de tráfego tão importante para Maceió. Porém, sabemos que a obra é emergencial e, possivelmente, será necessário reabrir o pavimento para concluir o serviço", explicou Lira.
Segundo o secretário, tudo leva a crer que haverá necessidade de trocar toda a rede, inclusive construindo uma caixa de passagem para conter a água que desce da Josepha de Mello em direção à Gustavo Paiva, a fim de evitar novas ocorrências.
A Prefeitura vai acionar judicialmente a adminsitração do shopping para solucionar outro erro de execução do projeto, que afeta a Grota da Amizade, localizada no entorno da Josepha de Mello.
De acordo com a empresa que forneceu os tubos instalados para a passagem das águas de chuva, deveria ter havido uma distância mínima de 30 cm entre os tubos e a rede antiga, o que não ocorreu.
* Com informações da Secom Maceió
CONFIRA NOTA DO PARQUE SHOPPING
Primeiramente, o Parque Shopping Maceió esclarece que não executa obras de construção civil. Por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Maceió, o Parque Shopping participou da adequação do sistema viário do seu entorno, tendo cumprido sua obrigação ao arcar com parte dos recursos financeiros previstos no acordo. Esclarece ainda que tal obra foi executada conjuntamente por uma construtora e pela prefeitura de Maceió, há aproximadamente seis anos, cabendo ao Município a aprovação dos projetos, fiscalização das obras e responsabilidade exclusiva de manutenção e conservação após a entrega.