Sete veículos que faziam transporte clandestino de passageiros foram retirados de circulação nesta quinta-feira (18), durante uma operação de rotina da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em diversos bairros da capital alagoana.
Os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) multaram e confiscaram os veículos nos bairros do Pinheiro, Farol, Bebedouro e Pontal. Os veículos foram levados para o pátio da Transguard, onde ficarão até os motoristas se regularizarem com o município.
Leia também
A penalidade por transporte clandestino está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo 231. A infração, considerada 'gravíssima' no código, prevê multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na carteira de motorista.
"O transporte clandestino prejudica a mobilidade urbana e oferece diversos riscos aos cidadãos que se aventuram a embarcar nesses veículos, tendo em vista que muitos desses automóveis não passam por nenhum tipo de vistoria junto à SMTT", pontua Alexsandre Serafim, assessor técnico de Transportes da SMTT.
Para denunciar o transporte clandestino, os cidadãos podem acionar o Núcleo de Operações Integradas (NOI) pelo telefone 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser feitas através do app NOI Cidadão, que está disponível para Android.