Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

SMTT começa a testar novos modelos de catracas altas em ônibus

Assunto foi discutido em reunião com empresários do setor nesta quarta-feira

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) começou a testar, nesta quarta-feira (15), novos modelos de catracas alta nos ônibus urbanos de Maceió. O assunto foi discutido em uma reunião entre os órgão e os empresários do setor, motivada pela decisão da Justiça que manteve os equipamentos.

De acordo com o superintendente, Antônio Moura, ainda não há previsão para que um novo modelo seja adotado. Atualmente, os coletivos da capital utilizam diversos tipos de catracas altas, com diferentes diâmetros. Nenhum deles, porém, é considerado ideal para a SMTT.

Leia também

"É importante que se frise que nós somos o poder concedente e as empresas são concessionárias. A SMTT pode fazer uso do poder que tem, inclusive contra as catracas altas. Mas antes disso, até por entendimento nosso de que a catraca pode continuar elevada, porém, é o diâmetro dela que está causando todo o problema. Então fizemos uma proposta as empresas para que a gente chegue em um acordo, assim, criando um novo modelo padrão para o tipo de catraca", afirmou Antônio Moura, superintendente da SMTT.

A ideia é que um único padrão, mais confortável aos usuários, seja adotado depois dos testes.

A direção da empresa São Francisco diz avaliar que o equipamento é imprescindível à receita das empresas que atuam com o transporte coletivo em Maceió. Segundo a empresa, há linhas que, quando retiraram esse tipo de catraca, chegaram a registrar uma queda na receita de, em média, 8% por dia.

As empresas tinham até sábado para fazer as adequações a Lei Municipal 6.752/2018 - que definiu a retirada desse tipo de catraca dos coletivos -, mas uma decisão do juiz Antônio Emanuel Dória determinou a suspensão dos efeitos da lei e a manutenção dos equipamentos, que têm sido alvo de reclamações.

Agora o objetivo da SMTT é tentar acordo com os empresários para aumentar o diâmetro das roletas. Para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), o município já conta com 90% da sua frota com esse tipo de catraca instalada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X