
Uma mulher causou um tumulto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar de Almeida Lins, no Benedito Bentes, em Maceió, na manhã desta terça-feira (29), após se revoltar com problemas no agendamento de consultas. O ato de vandalismo terminou com monitores, partes de computadores, vidros da recepção e uma televisão quebrados.
Vídeos feitos por outros usuários da unidade de saúde mostram a mulher discutindo com outra pessoa e, em seguida, abrindo a porta do consultório com uma 'pesada'. Ela reclama da longa espera pelo atendimento e diz que havia pacientes na fila desde as 2h da madrugada.
Leia também
Em um determinado momento da filmagem, a paciente mostra um caderno com os nomes das pessoas que aguardavam a vez.
"Olha aqui a listinha que não serve pra nada, olha como eles fazem nós ficarmos de besta. Filma aí a minha cara, é isso aí que vocês vêm bater pontinho para ficar batendo papo."
Funcionários e outras pessoas não conseguiram controlar a fúria da mulher diante da situação. A Polícia Militar (PM) foi acionada e a paciente, detida.
O atendimento na unidade de saúde foi suspenso até que os reparos sejam feitos.
Veja a nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS):
A Secretaria de Saúde de Maceió lamenta o ocorrido na unidade do Benedito Bentes na manhã desta terça (29), quando uma usuária do sistema de saúde depredou a Unidade Básica. A Secretaria de Saúde reforça que todos os atendimentos nas unidades municipais devem ser marcados pelo Pronto, que recebe uma média 3 mil solicitações por dia. O Pronto é um modelo que está em constante aperfeiçoamento técnico, para se tornar cada vez mais ágil, prático e funcional.