Passageiros que utilizam o VLT para se locomover em Maceió, principalmente os que embarcam ou desembarcam na nova estação ferroviária, inaugurada recentemente no Mercado do Artesanato, denunciaram, por meio das redes sociais, que o local não respeita a lei de acessibilidade para idosos e deficientes físicos. Vídeos exibidos pela TV Gazeta nesta terça-feira (31) mostram dois internautas relatando as dificuldades enfrentadas diariamente.
Nas imagens, eles mostram que os elevadores só funcionam até as 17h e que depois desse horário, o acesso a eles fica fechado com um cadeado. Além disso, o elevador só funciona para quem desce para embarcar. Idosos e deficientes teriam que utilizar a escada para sair da estação.
Leia também
Confira os vídeos abaixo:
[VIDEO2]
O gerente Operacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Alagoas, Wellington Pedro, ressaltou que a estação, mesmo tendo sido inaugurada recentemente, ainda está em fase de testes e adaptações. Ele disse que teve uma reunião com a direção do Mercado do Artesanato para adequar o acesso dos passageiros, que é feito via mercado.
"Tivemos uma reunião com a direção e esse problema do elevador só funcionar até as 17h já foi resolvido. Quem necessitar utilizar o elevador após esse horário é só chamar um dos nossos seguranças ou servidores que eles darão todo o auxílio", explicou.
Wellington também informou que, até a próxima sexta-feira (3), um dispositivo será instalado para que os usuários possam acionar a equipe da CBTU para auxiliá-los na utilização dos elevadores.