Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Vigilância Sanitária flagra irregularidade na venda de pescado em Maceió

Comerciantes foram notificados por expor produto diretamente na bancada

Fiscais da Vigilância Sanitária Municipal notificaram, na manhã desta segunda-feira (14), comerciantes da balança do peixe da Ponta Verde, em Maceió, por irregularidade verificada na exposição do pescado ao consumidor. Os produtos foram colocados diretamente na bancada, sem bandeja, o que pode gerar contaminação por micro-organismos e prejudicar a saúde de quem ingerir.

Uma operação foi iniciada para orientar os vendedores quanto à qualidade das mercadorias, principalmente neste período, quando a demanda cresce bastante em decorrência da Semana Santa. Os fiscais estão indo às balanças a partir desta segunda, mas ações semelhantes devem seguir até a próxima semana.

Leia também


			
				Vigilância Sanitária flagra irregularidade na venda de pescado em Maceió
FOTO: Larissa Bastos

Os comerciantes foram notificados por conta do acondicionamento dos peixes. A vigilância recomendou que fosse colocado mais gelo nas bacias e vai voltar depois para ver se a regra foi cumprido. Caso contrário, o material será recolhido. No entanto, a fiscal Jadna Cilene assegurou que, no geral, as condições das balanças estão boas e os espaços estão seguindo o que preconiza as normas de higiene, principalmente depois da reforma.

Na balança da Ponta Verde, os comerciantes foram notificados porque o pescado estava exposto direto na bancada, sem bandeja. "A questão principal  que encontramos foi mesmo a do acondicionamento do pescado. Ele tem que estar coberto de gelo para não se deteriorar rapidamente e é importante que isso seja seguido", explica Jadna.

Ela disse que a mercadoria pode ficar contaminada e transmitir doenças caso não esteja em boas condições de preservação e aconselhou que os consumidores observem alguns aspectos na hora de comprar.

"O olho do peixe deve estar brilhante, as brânquias, avermelhadas e as escamas não podem estar se soltando do corpo. Já quanto ao camarão, a cabeça deve estar bem presa ao corpo e os olhos também precisam estar brilhantes", orienta.

Além das balanças, a vigilância também faz visita aos supermercados, mercados e feiras livres da capital até a próxima semana. "Eles pediram pra gente colocar mais gelo e manter mais resfriado. Amanhã mesmo isso já vai estar resolvido pra gente poder vender como tem que ser", garante José Carlos, comerciante da balança da Ponta Verde.


			
				Vigilância Sanitária flagra irregularidade na venda de pescado em Maceió
FOTO: Larissa Bastos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X