Voos com destino a cidades da Turquia estão sendo desviados por conta da tentativa de golpe de estado em curso no país nesta sexta-feira (15).
De acordo com a Reuters, a britânica British Airways enviou para pouso em Sófia, na Bulgária, um voo com destino a Istambul. Outro voo com destino ao mesmo aeroporto, da alemã Lufthansa, retornou a Frankfurt, de onde havia decolado.
Leia também
Ainda segundo a agência, todos os voos saindo do aeroporto Ataturk, em Istambul, foram cancelados.
Militares da Turquia disseram em comunicado que assumiram o poder no país. O presidente Tayyip Erdogan disse à "CNN" turca, por telefone, que se trata de uma tentativa de revolta de uma minoria dentro das forças militares, um ato encorajado por uma "estrutura paralela" e que terá a resposta necessária.
Caso a tentativa de derrubada de Erdogan, que governa a Turquia desde 2003, tenha sucesso, seria uma das maiores mudanças de poder no Oriente Médio nos últimos anos.
O comunicado dos militares diz que o poder foi tomado "em prol da ordem democrática" e que os direitos humanos vão permanecer. O comunicado diz ainda que todas as relações exteriores existentes vão continuar e que o respeito às leis deve ser prioridade. Uma fonte presidencial disse à Reuters que o comunicado não foi autorizado pelo comando militar.