aeroporto internacional de Bali, na Indonésia, reabre nesta quarta-feira (29) após ficar três dias fechado por causa da erupção do vulcão do Monte Agung. A decisão foi tomada após Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, sigla em indonésio) reduzir o alerta para risco de novas erupções de vermelho para laranja, de acordo com a CNN.
Nos dois primeiros dias de fechamento foram cancelados quase 900 voos, 445 na segunda (27) e 443 na terça (28), em Ngurah Rai, e 31 voos no aeroporto da ilha de Lombok, no leste de Bali, atrapalhando mais de 100 mil passageiros.
Leia também
A empresa Angkasa Pura, responsável pelo aeroporto, disse em um boletim divulgado anteriormente que pelo menos 1.297 turistas já viajaram de Ngurah Rai ou do terminal de ônibus Mengwi para Surabaia (ilha de Java) em veículos e navios.

Embora a decisão represente um alívio para os turistas que tentam deixa a ilha turística, a incerteza ainda permanece para os moradores que tiveram que deixar suas casas.
Na segunda, o governo ordenou que os 100 mil moradores que vivem em um raio de 8 a 10 quilômetros do vulcão se retirassem de suas casas por temer uma erupção maior. Pelo menos 22 cidades próximos ao vulcão foram afetadas pela cinzas, segundo a Efe.

Trata-se da primeira atividade do vulcão desde 1963, quando a expulsão de magma durou quase um ano e causou mais de 1.100 mortos.
Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência anual que ronda os 5,4 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.