O príncipe Harry da Inglaterra e a atriz Meghan Markle se casam neste sábado (19) na Capela de São Jorge (St George's Chapel), que é uma igreja muito ligada à história da monarquia. Local de descanso eterno de reis e rainhas, a igreja do Castelo de Windsor - residência real a pouco mais de uma hora de Londres na direção oeste - tem sido testemunha de muitos casamentos reais e cerimônias oficiais: foram 16 em 155 anos.
Inspirando-se nos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, Edward III fundou em 1348 a Nobilíssima Ordem da Jarreteira, a mais prestigiosa do país.
Leia também
O rei escolheu a capela de Windsor como a "igreja-mãe" da ordem e a dedicou ao padroeiro da Inglaterra, São Jorge.
Numa cerimônia anual que ainda é realizada, os cavaleiros da ordem entram em procissão no templo usando os seus melhores trajes: capas de veludo azul e chapéus pretos do mesmo tecido, adornados com penas brancas de avestruz.

A ordem tem apenas 24 membros e cada um tem o seu assento na igreja, ornamentado com seu escudo de armas.
A capela foi reconstruída entre 1475 e 1528 no estilo gótico que hoje é o seu traço. Sua abóbada com nervuras, suas pedras elaboradamente talhadas e seus vitrais fazem dela um dos melhores exemplos deste estilo na Inglaterra. A espada do rei Edward III, de dois metros de comprimento, está pendurada lá.
No exterior existem 76 esculturas das feras da rainha, representando os 14 animais heráldicos, incluindo o leão da Inglaterra, o dragão vermelho de Gales e o falcão prateado de York.