Explosivos inertes foram encontrados em um ônibus escolar na Virginia, nos EUA, uma semana depois de a CIA usar o veículo em um treinamento para cães farejadores à procura de bombas.
O material estava dentro do compartimento do motor de um ônibus escolar público em um subúrbio da cidade de Washington e foi localizado na quarta (30), durante uma manutenção de rotina, segundo Kraig Troxell, porta-voz do condado de Loudoun.
Leia também
O treinamento da CIA foi realizado entre os dias 21 e 24 de março em uma escola em Ashburn, Virginia, durante uma folga escolar, de acordo com a agência AP.
Na segunda e terça desta semana, porém, o veículo circulou normalmente, fazendo oito viagens com 26 estudantes de duas escolas primárias em cada uma. Durante todo esse tempo o material esteve dentro do ônibus, mas a CIA garante que as crianças não correram riscos, já que era impossível que ele fosse detonado por estar incompleto.
Em um comunicado oficial, a agência de inteligência disse que os explosivos foram deixados para trás "pela unidade K-9", termo usado para se referir aos cães que atuam na polícia ou em agências federais.
A CIA garante ainda que irá conduzir uma investigação sobre o caso. Segundo a CNN, o gabinete do xerife do condado de Loudoun disse que o programa de treinamento está suspenso na região até que todos os procedimentos sejam revisados.