Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Post em rede social encerra sequestro com 12 reféns na Ucrânia

Todos os reféns foram libertados sem ferimentos, dizem autoridades ucranianas.

A polícia da Ucrânia confirmou na tarde desta terça-feira (21) a prisão de um homem armado que manteve ao menos 13 pessoas como reféns em um ônibus na cidade de Lutsk, no oeste do país. O sequestro durou mais de 12 horas e só terminou após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitar uma exigência do criminoso.

Zelensky postou no Facebook um vídeo no qual pedia, em russo, que as pessoas assistissem ao filme Earthlings (Terráqueos) ? documentário sobre direitos animais distribuído em 2005. A produção é narrada pelo ator Joaquin Phoenix. Minutos depois da intervenção do presidente, o criminoso liberou o restante dos reféns e se entregou à polícia.

Leia também

Às 17h (de Brasília) desta terça, a gravação não estava mais no ar na página oficial de Zelensky.

Em um primeiro relato, a polícia ucraniana afirmou que o sequestrador portava explosivos e outras armas. Felizmente, segundo autoridades locais, ninguém se feriu.

As negociações começaram ainda pela manhã, com a presença do chefe adjunto da policia ucraniana, Yevhen Koval. Logo após as primeiras conversas, o sequestrador permitiu a saída de três reféns, inclusive uma grávida.

Koval também convenceu o sequestrador a permitir que policiais levassem água aos reféns. Em um dos momentos mais tensos da ação, o criminoso disparou contra o chefe da polícia, mas a bala não o atingiu.

Durante o sequestro, o centro de Lutsk, cidade de 200 mil habitantes, ficou fechado para circulação, relatou o ministro ucraniano do Interior.

Em outra postagem no Facebook, o presidente comemorou o sucesso da ação policial. "A vida humana é o valor mais importante. Não perdemos ninguém", escreveu.

"Hoje, familiares e entes queridos podem abraçar todos os que sofreram um dia no ônibus. O terrorismo não tem lugar em nenhum país", afirmou Zelensky.

Quem era o sequestrador?

Segundo o Ministério do Interior ucraniano, a polícia o identificou como Maksim Krivosh ? ele havia usado outro sobrenome ao se apresentar assim que sequestrou o ônibus. O sequestrador tem 44 anos e nasceu na Rússia.

Krivosh tem condenações por crimes como roubo, fraude, porte ilegal de armas e já passou 10 anos atrás das grades, diz a AP.

Em entrevista, o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, disse que o sequestrador é "um homem instável que inventou seu próprio mundo".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X