A youtuber brasileira Lorrayne Mavromatis usou as redes sociais neste domingo (10) para informar que conseguiu deixar a ilha de São Martinho, no Caribe, devastada pela passagem do furacão Irma. Desde a semana passada, Lorrayne, que é de Ribeirão Preto (SP), mobilizou os seguidores em busca de ajuda para contatar a embaixada brasileira.
Ela e o marido deixaram a ilha em um avião da Força Aérea dos EUA por terem cidadania norte-americana, e foram levados para Porto Rico. A ilha franco-holandesa de São Martinho tem 70 mil habitantes.
Leia também
"Querida ilha de St. Maarten, dizer adeus hoje foi, sem dúvida, a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. Meu coração não aceita e nunca vai aceitar a devastação que você e todas pessoas daqui passaram. Tantas vidas perdidas. Tantos sonhos quebrados. Tantos corações despedaçados", escreveu.
Em nota, o Itamaraty informou que, com a melhoria das condições climáticas, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha, o que deve ocorrer nesta terça-feira (12).
O furacão Irma, uma das tempestades mais fortes no Atlântico em um século, deixou um rastro de destruição em ilhas do Caribe na quinta-feira (7). Várias ilhas pequenas no nordeste do Caribe, incluindo Barbuda, São Martinho e as Ilhas Virgens Britânicas foram atingidas. O Irma arrancou árvores, derrubou casas e provocou chuvas fortes e ondas de até 12 metros de altura.