O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) divulgou, nesta segunda-feira, 06, o balanço das ações realizadas nos cinco primeiros meses deste ano. Ao todo, 1.374 veículos foram recolhidos na capital e no interior do estado, em virtude de irregularidades diversas.
Por meio de ações voltadas também para o combate ao transporte clandestino e à embriaguez ao volante, o Batalhão de Trânsito já lavrou, de janeiro a maio, 5.966 Autos de Infração de Trânsito (AIT), realizando 10 apreensões de armas de fogo, recuperando veículos roubados ou furtados, e flagrando menores na direção de veículos automotores, entre outras infrações.
Leia também
Os dados também apontam que, até o dia 31 de maio, 450 exemplares da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram recolhidas nas mais de 300 operações que foram deflagradas em Maceió e em cidades do interior de Alagoas. Já 132 condutores foram autuados por embriaguez, enquanto 196 se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Walmir Carvalho, a unidade de polícia especializada vem desempenhando seu papel."A sociedade alagoana deve respeitar mais a legislação de trânsito e, principalmente, não tentar burlar a lei, evitando, assim, colocar em risco a vida de terceiros", destacou o oficial.
Ele ressaltou, ainda, que os números computados não incluem os da Lei Seca, por meio da qual policiais militares do batalhão atuam em parceria com o Detran, e elogiou a ação educativa "Amigo da Vez", deflagrada durante a Campanha Maio Amarelo e executada em bares da capital alagoana - a campanha teve como finalidade fomentar a escolha do amigo da vez, ou seja, aquele que não irá ingerir bebida alcoólica e ficará na responsabilidade de levar seus amigos em segurança para suas casas.