Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3) institui o Programa Ronda no Bairro para ações de prevenção e controle da criminalidade em Alagoas. Ontem, os militares da reserva se apresentaram no Palácio República dos Palmares, e o lançamento do programa acontece nesta quinta (4), às 10h, no Mirante do Jacintinho.
De acordo com a publicação, o governo do Estado considera a necessidade de expansão das ações de Segurança Pública, objetivando complementar as operações desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a fim de mobilizar maior contingente de pessoal.
Leia também
Além disso, o decreto leva em conta convocação de policiais militares da ativa, bem como contratação de militares da reserva remunerada e profissionais civis para desempenhar serviço ostensivo e outras ações desenvolvidas no Programa.
Portanto, fica instituído o Programa Ronda no Bairro (PRB), com atuação na segurança de proximidade, abordagem social e comunitária, atenção à população em vulnerabilidade social e articulação para requalificação de espaços de convivência mútua degradados. A medida visa à prevenção e controle da criminalidade no estado.
As formas de atuação, funcionamento e remuneração e as causas de impedimento de participar do programa estão dispostas no Decreto Nº 57.008, publicado na edição de hoje do Diário Oficial.
LANÇAMENTO
O lançamento do Programa Ronda no Bairro está marcado para amanhã (4), às 10h, no Mirante do Bairro do Jacintinho. Os militares da reserva remunerada que compõem a tropa do Programa se apresentaram para o serviço, ontem, no Palácio República dos Palmares.
"O Ronda no Bairro chega para intensificar e complementar as ações de Segurança Pública já implementadas na capital, que reduziram os índices de criminalidade em Maceió. Trata-se da Polícia de Proximidade, modelo adotado com sucesso, por exemplo, em Nova Iorque", disse o governador Renan Filho.
A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, será o primeiro território a ser ocupado pelo programa, com previsão para também ser executado no Centro e na Orla marítima da capital ainda no primeiro semestre deste ano.
A tropa será dividida em trios de patrulhamento, compostos por militares da reserva e da ativa, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30. Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).