A Polícia Civil está investigando uma série de arrombamentos a estabelecimentos comerciais que acontece no bairro de Jatiúca, na parte baixa de Maceió. Com base em imagens gravadas por câmeras de segurança, há uma suspeita de que os ataques estão sendo feitos por moradores de rua. Os comerciantes estão assustados, amargam prejuízos e até pensam em mudar o negócio de endereço.
Os casos foram denunciados à Polícia Civil e equipes do 2º Distrito Policial estão investigando. O chefe de operações da delegacia, Ariel Almeida, informou que um grupo foi preso, recentemente, por vários furtos cometidos na Jatiúca e, pelas imagens, ele acredita que parte do bando ainda permanece solta.
Leia também
"Informações que recebemos são de que moradores de rua estão atuando nestes arrombamentos. Estas pessoas não são da área e aproveitam a grande quantidade de estabelecimentos para praticar estes atos.
Dono de uma serigrafia há dois anos na Jatiúca, Alexsandro Macedo lembra que o local foi invadido e os bandidos quebraram a vidraça e a fechadura da porta para terem acesso ao interior do estabelecimento.
"Não tem como ter paz. Ainda nem consertamos as portas depois do arrombamento que sofremos agora há pouco. Tenho que levar as mercadorias para casa todos os dias, pois não tenho como deixá-las aqui devido ao risco que corremos de um novo episódio", relatou.
A dona de uma loja vizinha, na mesma galeria, também contabiliza os prejuízos. Do local, os criminosos levaram um televisor que estava preso à parede. "É complicado para um microempresário manter o estabelecimento dessa forma", disse Michele Alves.
Em uma loja de roupas, também no bairro, a proprietária revela que perdeu mais de R$ 25 mil com um arrombamento. Os bandidos, segundo Vanessa Taveiros, levaram gelágua, laptop, ventilador e peças do vestuário.
AÇÃO
O reportagem daTV Gazetafoi até a região e destacou o que aconteceu em um salão de beleza. A dona do estabelecimento disse ter amargado prejuízo de mais de R$ 10 mil apenas com os produtos que foram furtados. Por causa deste arrombamento, ela disse que pretende mudar o salão de endereço. Até lá, vai manter as portas do espaço fechadas.
As imagens do circuito interno de segurança mostraram a ação. Duas mulheres forçam a grade até conseguirem o que querem. Em outro vídeo, é possível ver duas pessoas caminhando com objetos furtados por uma rua da Jatiúca.
Para tentar intimidar os criminosos, os comerciantes recorreram aos itens de segurança privada. São alarmes e câmeras de monitoramento, principalmente, mas o reforço não reduziu o número de casos.
O comando do 1º Batalhão garantiu que o policiamento na área será reforçado e pediu que os comerciantes façam o Boletim de Ocorrência.
*Com TV Gazeta