A votação da reforma da Previdência, em primeiro turno, na Câmara Federal, causou efervescência nas redes sociais e os três parlamentares de Alagoas que votaram contra a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] foram elogiados por alguns e "bombardeados" com críticas por outros. Um dos alvos mais atacados foi o deputado federal JHC (PSB), chamado até de "traidor e inimigo do povo brasileiro".
"Surreal João saber que você foi contra [a reforma da Previdência]!!!! Isso é inimaginável? Está trabalhando contra o progresso do nosso país? Agora foi contra a reforma mais importante da nossa história (sic)", disse um dos internautas. Vergonha! Traidor! Aproveitador", expressou outro seguidor. "Votou contra a reforma, traidor da pátria", complementou um mais exaltado.
Leia também
Um dos comentários contrários ao deputado alagoano foi encarado por alguns seguidores como machista e com conotação preconceituosa. "Esse aí se for eleito novamente vai ser pelas mulheres que ele conquista dando rosas! Cabra de peia (sic)". Outros repetiam que a postura do parlamentar não iria ser esquecida nas próximas eleições.
No entanto, nem todos os seguidores foram contrários a JHC. "Votar na reforma da previdência é votar contra a classe trabalhadora, ela não corta privilégios, quem votou a favor pagará caro no futuro", escreveu uma das internautas. Ela emendou que ficou surpresa ao saber que o deputado, "mesmo vindo de classe alta, pensa na classe trabalhadora".
Os deputados Paulão, do PT, e Thereza Nelma, do PSDB, também foram alvos de comentários. Para o petista, os seguidores se dividiram em elogiá-lo pela votação contra a PEC ou criticá-lo, mesmo que de maneira mais comedida. "Vergonha, vergonha", escreveu um internauta em referência ao parlamentar. "Meu voto esse nunca vai ter. #vergonhapraAlagoas", postou outra. E também teve quem o parabenizou: "O Sr. representa o trabalhador aposentado".
Os internautas citaram a postura da parlamentar tucana como corajosa e de resistência. E outros disseram que a deputada federal votou contra o crescimento do Brasil. Nelma foi a única do PSDB em todo o País a votar contra a proposta e, por causa desta atitude, pode chegar ao ponto de ser expulsa do partido.