A TV Gazeta divulgou, na noite desta segunda-feira (23), a primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Maceió. Os números da pesquisa estimulada mostram que o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB), lidera a disputa pela prefeitura com 42%, e Alfredo Gaspar (MDB) tem 38%.
Os dados ressaltam que JHC abriu uma vantagem de quatro pontos sobre o candidato apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira revela também que 11% dos eleitores ouvidos pelo instituto vão votar branco ou nulo, e 9% não sabem ou não responderam em quem devem votar no próximo domingo.
Leia também
Quando analisados os votos válidos - que utiliza a mesma metodologia que a Justiça Eleitoral emprega para consagrar o resultado das urnas -, o Ibope detalha que JHC também lidera, com 53%, e Alfredo Gaspar tem 47%, ou seja, um expressiva diferença de seis pontos. Esse levantamento corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total, excluídos os brancos, nulos e indecisos

RAIO-X DOS ELEITORES
De acordo com o Ibope, JHC tem as intenções de voto mais expressivas entre os entrevistados mais jovens (51% entre os que têm de 16 a 24 anos) e entre os que avaliam a atual administração municipal como ruim/péssima (54%). Além disso, de acordo com o Ibope, seu desempenho melhora conforme aumenta a escolaridade dos eleitores, apresentando 37% no ensino fundamental contra 46% das citações entre aqueles que têm ensino superior.
Por sua vez, Gaspar se sobressai entre os eleitores com 55 anos e mais (54%), entre os católicos (48%), entre os que avaliam a atual administração municipal como ótima/boa (59%) e tem mais força conforme diminui a escolaridade dos eleitores: apresentando 33% entre os que cursaram o ensino superior e aumenta para 43% das menções entre os que têm até o ensino fundamental.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-08875/2020. A margem de erro de 4%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 504 eleitores, entre os dias 21 e 23 de novembro.